quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pensamento Positivo

COMO PENSAR POSITIVAMENTE EM UM MUNDO NEGATIVO
Por Dr. Flauzilino Araújo dos Santos

Era uma vez um homem que vivia na beira de uma estrada e que vendia cachorros-quentes. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio; ele tinha problemas com os olhos e não usava óculos, por isso não lia jornais. Mas ele vendia bons cachorros-quentes.
Colocava cartazes pela estrada afora fazendo propaganda da qualidade dos seus cachorros-quentes. Ele ficava na beira da estrada, oferecia o seu produto em voz alta, e o povo comprava.
Lentamente foram aumentando as vendas e, também, cada vez mais aumentava a compra de salsichas e pães. Também, comprou um fogão maior para atender a freguesia, e o negócio prosperava.
Ele conseguiu dar boa escola ao filho. Finalmente, o filho, já formado, voltou para casa a fim de ajudar o pai.
Aí, então, uma coisa interessante aconteceu. O filho falou para o pai:
“Pai: Então o senhor não ouve rádio? Não! O senhor não lê jornais? Não! Pai: Há uma grande crise no mundo e a situação aqui no país é ainda pior. Tudo está indo para o vinagre!”
E o pai pensou:
"Bom, meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e vê televisão; ele só pode estar com a razão."
O pai foi diminuindo as compras de salsichas e de pães. Tirou os cartazes de propaganda da estrada. Já não mais forçava as vendas em voz alta, abatido pelas notícias de crise. As vendas foram caindo.
Depois de um tempo, o pai falou para o filho:
“É filho, você estava certo, nós estamos no meio de uma grande crise...”. MORAL DA HISTÓRIA:
Se você acredita que algo pode dar certo, com esforço, perseverança e acima de tudo, com fé em Deus, com certeza dará certo.
Agora, se você se deixa influenciar por mensagens negativas e por maus pensamentos e acreditar neles, a probabilidade de tudo dar errado é infinitamente maior.
A Bíblia registra uma máxima que diz “Como um homem pensa em seu coração assim ele é” (Provérbios 23:7). Em outras palavras dir-se-á que uma pessoa é literalmente aquilo que ela pensa.
Com a devida reserva ao racionalismo cartesiano, cabe como luva a famosa frase de René Descartes (1596–1650) - “Penso, logo existo”.
Agora, a pergunta é a seguinte: Mas como criar um padrão de pensamento positivo e seguir em frente sempre? Será que alguém pode se manter blindado quando invariavelmente interagimos em um meio profundamente negativo? O que fazer para manter a grandeza e a pureza do pensamento?
Em primeiro, podemos assentar que um pensamento nobre não é coisa do destino ou da sorte, mas é o resultado do esforço contínuo em pensar corretamente e da profunda associação com o poder sobrenatural e divino de nosso Pai que está nos céus.
Em segundo, pelo mesmo processo, a manutenção de pensamentos negativos é o resultado da inércia ou do acolhimento de idéias vis e desprezíveis.
Assim, pelo exercício da escolha certa o ser humano ascenderá à presença do Deus Todo-Poderoso. Em posição diametralmente oposta, em virtude da aplicação incorreta do pensamento, esse mesmo ser humano poderá descer aos porões das dores e das lamentações.
Caríssimo(a) Amigo(a): Esta mensagem tem por objetivo dizer a você que em Deus existem ferramentas emocionais e espirituais por meio das quais é possível remodelar sua estrutura de pensamento, de sorte que seja restaurada e trazida à luz uma nova maneira de viver com alegria, força, inteligência, paz, fé, esperança e amor.
Não importa o quanto você esteja se sentindo enfraquecido e abandonado. Não importam, igualmente, que seus esforços tenham se mostrado negativos porque, no momento que você mais precisou de prudência, você não conseguiu exercer autocontrole e agora se sente algemado por sua própria fraqueza.
Quero lhe dizer que sendo Deus o autor de nossas vidas e construtor de nossos destinos, Ele pode provar sem nenhuma margem de erro; que se deixarmos que Ele cuide de cada circunstância, por mais importante ou por mais inexpressiva que seja em nossas vidas; que se Ele puder cuidar, controlar e até mesmo alterar nossos pensamentos, Ele vai mudar nossa estrutura de pensamento do negativo para positivo e ainda que seja necessário o exercício de paciência, pelos efeitos desse procedimento complexo, portas serão definitivamente abertas.
Evidentemente haverá uma força sobrenatural trabalhando a seu favor na renovação de sua mente e dos seus pensamentos, porém, é condição sine qua nom que haja cooperação humana a fim e que seja produzida a fé necessária para essa concretização. E a fé não surge automaticamente ou por meio do raciocínio humano ou da aplicação dos padrões naturais de pensamento; não.
A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (cf. Romanos 10:17), de sorte que se não houver audição da Palavra, por conseqüência, não haverá fé, porque a fé vem pelo ouvir. Por outro lado, à medida que a pessoa se alimenta da Palavra de Deus, o alimentar-se da Palavra vai gerando uma fé que se agiganta de tal modo que é capaz de mover montanhas.
Caríssimo(a) Amigo(a): Se você tem sido uma pessoa presa por pensamentos negativos, pensamentos de derrota, de medo e de pobreza; se você tem sido uma pessoa presa por complexos de inferioridade e de indignidade; por sentimentos de ciúmes, de ódio e de vingança, queremos propor a você o desenvolvimento de um relacionamento com o Espírito Santo e esse relacionamento terá a força suficiente para reverter todo esse quadro de improdutividade e torná-lo uma pessoa otimista; uma pessoa vencedora na vida.
Sim, realmente a Palavra de Deus tem esse efeito restaurador da mente e do coração do ser humano. É uma espécie de rompimento com o padrão natural pela renovação da mente, com habilitação a fim de que a pessoa seja capaz de experimentar, concretizar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (cf. Romanos 12:2).
Quero concluir esta mensagem com o seguinte texto:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. [...] O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4:8,19 e 20).

Seja o primeiro a comentar

compartilharnet o mundo em suas mãos. © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO